sexta-feira, 3 de junho de 2016

Parâmetros da água para camarões - TDS?

Mas que raios seria esse TDS?

Na verdade TDS significa total de solido dissolvido, ou seja tudo que compões água que não seja água. ou Total de sais dissolvidos. TDS é na verdade uma medida que totaliza todos os sólidos dissolvidos inorgânicos e orgânicos em sua água. Isso inclui vários componentes importantes, como cálcio, magnésio e carbonato que você pode medir usando seus testes de kH, gH, kits de pH. No entanto, isso também inclui todos os outros minerais dissolvidos, sais e muito mais. 

Basicamente tudo o que é pequeno demais para ser filtrado. É por isso que testar o seu TDS junto com todos os outros testes é vital para manter a água em níveis ideais, porque todos esses outros elementos e íons podem ter efeito sobre todo o seu aquário. São esses outros minerais e sais que podem torná-lo possível ter um alto TDS.

Você já viu ou foi avisado que se deixar cair produtos elétricos tais como uma torradeira ou um secador de cabelo na água e pode ser eletrocutado? Não é porque a água pode transportar uma corrente, porque não pode. O H2O puro não é capaz de transportar carga eléctrica. No entanto a nossa água da torneira não é água pura, na verdade, apenas a água destilada é pura. Todos os outros tipos de água compõem uma solução com muitos minerais dissolvidos, sais e etc.. - estes iões dissolvidos todos carregam uma carga positiva e negativa. Isso faz com que a água seja capaz de conduzir eletricidade. Dependendo de onde você mora, onde a água vem, e em que condições os tubos estão,  a água da torneira pode ter um TDS leitura de até 500 ppm. Pode ser ainda mais, se suas tubulações estão em mau estado.

Medidores de TDS são geralmente fáceis de encontrar - A maioria das boas lojas de equipamentos de aquarismo, vai vender uma variedade deles. Medidores de TDS, basicamente servem para medir a facilidade com que uma corrente será executado através da água. O mais fácil será uma corrente pode ser executado através da água, quando maior for a concentração de TDS ( A água torna-se eletricamente carregadas á 50ppm. A única desvantagem de um TDS, É verdade que não se sabe exatamente que os íons estão presentes. Você só sabe que eles estão lá (é por isso que fazemos testes separados para gH e kH). É por isso que geralmente é mais fácil e melhor para o seu aquário manter seus níveis de TDS sob controle.

Alta de TDS afetará a claridade da água, por isso, se todos os parâmetros são bons e seu filtro está bem e sua água parece turva é porque o seu TDS é alta. Isto diminui a fotossíntese das plantas.

Também por causa da alta concentração de íons positivos e negativos se eles são dissolvidos ou suspensos (TSS) a temperatura em seu tanque vai subir porque esses elementos irão absorver o calor. Também alta TDS pode significar a presença de altas concentrações de chumbo ou outros compostos tóxicos. TDS também irá afetar o seu pH ligeiramente. Á água quando está com o TDS alto, normalmente é ligeiramente alcalino, enquanto estiver com baixa de TDS será ligeiramente mais ácida. Isto significa que as espécies de pH baixo, são geralmente também espécies de baixo TDS.

A maneira mais simples de controlar seus níveis de TDS em sua água é usar sempre o água de osmose reversa ou RO, Essa água deve ser usada para TPA, para que o seu TDS não mude drasticamente. Sempre verifique os níveis de TDS de seu aquário e a água que você completar com a TPA. A água da chuva geralmente é água de RO e até mesmo água destilada engarrafada que pretende ser "pura" pode ter TDS nela. Eu li um artigo sobre como o FDA requer água "purificada" para ter um TDS de 10 ou menos ainda quando testado um lote de água engarrafada de algumas marcas, algumas terão até um máximo de 180. Portanto, independentemente de onde você obtém sua água, verifique sempre a TDS, para que você saiba que sua colocação em seu aquário pode modificar os parâmetros levando os camarões á óbito. Sempre verificando o TDS se tornará mais fácil manter o nível o mais constante possível.

QUAIS SÃO OS SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS?

"Sólidos Dissolvidos" referem-se a quaisquer sais minerais, sais, metais, catiões ou aniões dissolvidos em água. Isto inclui qualquer coisa presentes na água que não seja a água pura (H2o) molécula e os sólidos em suspensão. (Sólidos suspensos são partículas / substâncias que não são nem dissolvidos nem se instalaram na água, tais como polpa de madeira.)
Em geral, a concentração total de sólidos dissolvidos é a soma dos catiões (carregados positivamente) e aniões (carregadas negativamente) iões na água.

Partes por milhão (ppm) é a relação de peso-para-peso de qualquer ião de água.
Um medidor de TDS baseia-se na condutividade eléctrica (CE) de água. A água pura H2o tem virtualmente zero condutividade. A condutividade é geralmente de cerca de 100 vezes o total de cátions ou ânions expressas como equivalentes. TDS é calculada convertendo o CE por um fator de 0,5 a 1,0 vezes o CE, dependendo dos níveis. Tipicamente, quanto maior o nível de CE, quanto maior for o fator de conversão para determinar o TDS. NOTA - Embora TDS é um medidor com base na condutividade, TDS e condutividade não são a mesma coisa.

DE ONDE VEM OS SÓLIDOS DISSOLVIDOS?

Alguns sólidos dissolvidos vêm de fontes orgânicas, como folhas, silte, plâncton e de resíduos industriais e de esgotos. Outras fontes vêm de escoamento de áreas urbanas e fertilizantes e pesticidas utilizados em gramados e fazendas.

Sólidos dissolvidos também vêm de materiais inorgânicos, tais como rochas e ar que podem conter bicarbonato de cálcio, azoto, fósforo, ferro, enxofre, e outros minerais. Muitos destes materiais formam sais, que são compostos que contêm um metal e um não-metal. Os sais normalmente dissolvem-se em água formando iões. Os iões são partículas que possuem uma carga positiva ou negativa.

A água também pode pegar metais como chumbo ou cobre, como eles viajam através de tubos usados para distribuir água aos consumidores.
Note-se que a eficácia dos sistemas de purificações de água na remoção de sólidos dissolvidos totais irá ser reduzida ao longo do tempo, de modo que é altamente recomendável controlar a qualidade de um filtro ou membrana e substituí-las quando necessário.

O DESEMPENHO DO FILTRO

Se você tem um filtro ou sistema de RO em sua casa, você precisa verificar a água que produz periodicamente para se certificar de que está funcionando corretamente. O desempenho dos sistemas de osmose reversa e filtros são medidos pela quantidade de TDS reduzida pelos filtros e membranas. A redução de TDS indica a redução de microrganismos e não sólidos prejudiciais, tais como cloro e flúor.

Então não se esqueça de verificar a qualidade da sua água a cada mês para se certificar de seus filtros ou membranas estão funcionando bem!

No mais nas minhas pesquisas TDS acima de 100ppm é muito bom para os nanicos.

Veja á tabela abaixo:



Fotos de medidores de TDS eletrônicos:






2 comentários:

  1. Ola amigo! O TDS ideal para os camaroes seria em qual faixa? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, Entre 100 á 200 ppm.

      Excluir